Este projeto denominado “Guarda Cidade Led”, era um dos compromissos da atual maioria que governa a Câmara da Guarda, como referiu à Rádio F, Sérgio Costa, Vice-presidente da autarquia da Guarda. O investimento ronda os 3 milhões de euros e vai ser autofinanciado, Sérgio Costa explica que o investimento é feito, em função da poupança gerada na fatura energética.
O vice-presidente da Câmara da Guarda estima que tecnologia led nas luminárias públicas, possa vir a gerar uma poupança de cerca de um terço do valor atual que o município paga. Com este projeto vai ser possível voltar a ligar algumas luminárias que foram desligadas durante a noite, mas Sérgio Costa destaca a importância da redução do consumo de energia, desde logo um projeto amigo do ambiente.
O Vice-presidente da Câmara da Guarda diz que o projeto “Guarda Cidade Led” avança logo que o Tribunal de Contas de o aval, a medida abrange para já a cidade da Guarda. O Município da Guarda vai substituir cerca de 6 mil lumiarias da via publica por tecnologia LED. Este projeto denominado “Guarda Cidade Led”, tem um custo de 3 milhões de euros e é autofinanciando, as substituições de lâmpadas avançam em função da poupança gerada. (ouvir aqui)


