No próximo ano lectivo, todos os alunos que frequentam o 1.º Ciclo do ensino básico público no concelho da Guarda vão receber gratuitamente os manuais escolares. O Município vai oferecer os livros aos alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade, abrangendo os dois Agrupamentos escolares e contemplando mais de 900 crianças. Como já era sabido, os manuais escolares dos alunos do 1º ano de escolaridade vão ser oferecidos pelo Governo.
Esta medida representa um investimento na ordem dos 43 mil euros. Serão ainda distribuídos gratuitamente kits de material escolar a cerca de 500 alunos do 1.º Ciclo do ensino básico público integrados nos escalões A e B da acção social escolar.
A proposta foi aprovada, por unanimidade, na reunião do executivo desta semana. O presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro explicou que vão ser entregues “vouchers” aos encarregados de educação e estes poderão adquirir os livros em qualquer livraria do concelho.
Quem também vai beneficiar desta nova medida são as papelarias e livrarias do concelho, uma vez que até uma despesa de 5 mil euros, todos os estabelecimentos comerciais serão abrangidos.
Os vereadores do PS também votaram favoravelmente esta proposta, mas Joaquim Carreira disse que o Município quer passar a ideia de que apoia o que realmente não apoia e de que os valores apresentados inicialmente não correspondiam à realidade.
Para acederem a este benefício, os encarregados de educação deverão levantar, nos Serviços de Educação do Município, um vale personalizado que poderão trocar pelos livros nas livrarias da cidade. Os vales estarão disponíveis entre 1 de Agosto e 7 de Setembro.