O Municipio da Guarda já definiu uma nova Área de Reabilitação Urbana (ARU), que deverá entrar em vigor no princípio do próximo ano. Atualmente está a ser executava uma ARU, que já permitiu reabilitar várias zonas no centro da cidade, bem como outras obras que estão em fase final de conclusão de projeto e devem ser executadas brevemente, como referiu à Rádio F, Sérgio Costa, Vice-presidente da Câmara da Guarda.
A nova Área de Reabilitação Urbana desenhada pelo município da Guarda, que foi entretanto aprovada ontem na reunião do executivo, vai ser direcionada para a zona norte da cidade, nomeadamente a Póvoa do Mileu, Rio Diz, Guarda-Gare, Sequeira, Torrão e outros aglomerados populacionais perto da malha urbana, como refere Sérgio Costa.
O Vice-presidente da Câmara da Guarda diz que o planeamento é algo fulcral para o desenvolvimento de qualquer localidade, Sérgio Costa diz que os políticos têm a obrigação de fazer bem o seu “trabalho de casa”.
Agora, Sérgio Costa diz que é preciso estar atento aos fundos comunitários, para que seja possível executar o maior número possível de intervenções nos locais definidos por esta nova ARU.
O exemplo de intervenções podem ser feitas no âmbito desta nova Área de Reabilitação Urbana é a requalificação de arruamentos, mas há muitas outras, diz Sérgio Costa, como a iluminação pública, infraestruturas subterrâneas, habitação social, zonas verdes, equipamentos desportivos, etc.
Agora com o documento aprovado em reunião de Câmara e depois dos devidos pareceres obrigatórios, a expetativa é que na nova Área de Reabilitação Urbana da Guarda possa entrar em vigor até ao final do ano. (ouvir aqui)