Ministro da Administração Interna disse em Vilar Formoso, que a prioridade nacional no controlo de fronteiras está relacionada com a circulação dos emigrantes nos meses de verão

O ministro da Administração Interna disse, em Vilar Formoso, que no âmbito das medidas que estão a ser negociadas a nível europeu, a prioridade nacional está relacionada com a circulação dos emigrantes nos meses de Verão.

O governante falava aos jornalistas na fronteira, após uma visita ao Centro de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA), onde se inteirou da actividade realizada desde que foram repostas as fronteiras.

O controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23:00 do dia 16 de Março em nove pontos de passagem autorizada, devido à pandemia da Covid-19.

Os pontos de fronteira em funcionamento são Valença, Vila Verde da Raia, Vilar Formoso, Termas de Monfortinho, Marvão, Caia, Vila Verde de Ficalho e Castro Marim.

No âmbito do controlo das fronteiras, estão impedidas as deslocações turísticas e de lazer entre os dois países, sendo apenas permitida a circulação de transportes de mercadorias e de trabalhadores transfronteiriços.

Agora a previsão aponta para a reabertura das fronteiras para receber os emigrantes portugueses que durante o Verão regressam a Portugal.

(ouvir aqui)