O anúncio foi feito durante a Assembleia-geral e a Reunião da Comissão Executiva da Organização Mundial do Turismo, que decorreu no Uzbequistão.
A iniciativa destacou as localidades eleitas como genuinamente comprometidas com a promoção e a preservação do seu legado cultural e histórico, e promotoras de turismo sustentável.
Para o autarca de Manteigas, Flávio Massano, esta foi uma boa notícia para o concelho e quem vem premiar os manteiguenses e os operadores turísticos.
O presidente do Município acredita que este prémio possa ser um incentivo para quem trabalha no sector do turismo.
Em Sortelha a distinção também foi recebida com agrado. O presidente da freguesia, Jorge Lourenço, refere que o prémio é uma mais valia e um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela freguesia, município do Sabugal, da Associação das Aldeias Históricas e dos operadores turísticos.
O autarca de freguesia acrescenta que há novos investimentos a surgirem na aldeia histórica, ao nível do alojamento e acredita que esta distinção pode trazer ainda mais turistas ao território.
Para além de Manteigas e Sortelha, também a Ericeira, no concelho de Mafra e Madalena, nos Açores, foram distinguidas com o mesmo prémio.
