José Paulos recebeu, durante a Gala Fortes, que se realizou no Teatro Municipal da Guarda, o prémio Carreira Desportiva Segura Fernandes. Actualmente a dirigir o Guarda Basket e com um passado ligado a vários clubes e modalidades, o premiado referiu que esta distinção é mais um compromisso e uma obrigação de tentar fazer mais e melhor. O ex-professor de Educação Física, ex-praticante de várias modalidades e dirigente destacou que este prémio não é apenas de uma pessoa, uma vez que lidou com muita gente. Para José Paulos a grande dificuldade é gerir personalidades e há que saber o que é um líder e deixa uma mensagem: «Quem está à espera de vencer permanentemente vai acabar por perder».
José Paulos é natural de Santa Eufémia, no concelho de Pinhel, mas vive na Guarda, desde 1965. É licenciado em Educação Física e pós-graduado em supervisão pedagógica. Como professor começou por leccionar no liceu de Oeiras, passou por várias escolas até regressar à Guarda onde deu aulas na Escola Secundária Afonso de Albuquerque e na Escola da Sé.
José Paulos praticou Judo e Atletismo e passou também pelo Andebol, Basquetebol e Voleibol escolar. Em 1979 foi juiz de chegada – cronometrista nos campeonatos europeus de Atletismo em Lisboa. No Associativismo ajudou a fundar e a desenvolver diversas colectividades da Guarda, como foram os casos da Associação de Atletismo, Clube de Montanhismo, Núcleo de Atletismo, Clube de Cicloturismo, Clube de Ténis, Clube de Hóquei em Patins e o Guarda Basket.
No Atletismo foi director técnico regional da AAG e treinador em vários clubes, tendo treinado alguns recordistas nacionais e outros que mais tarde vieram a participar em campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos. No Basquetebol foi praticante da modalidade e mais recentemente exerceu o cargo de director técnico regional da Associação de Basquetebol da Guarda. (ouvir aqui)