Foi apresentado esta semana o evento GuardaFolia, que vai decorrer de 24 a 28 deste mês. A iniciativa contempla várias actividades com destaque para o cortejo infantil, uma revista à portuguesa com Fernando Mendes, o FUN Run, a voz da razão com Luís Franco Bastos, as tabernas do Entrudo e o desfile e julgamento do Galo na tarde de Domingo de Carnaval.
O vereador responsável pelo pelouro da Cultura na Câmara da Guarda, Vítor Amaral destacou o envolvimento de 29 juntas de freguesia do concelho num total de mais de mil participantes no desfile. Vítor Amaral refere que este ano o Galo vai estar em exposição na praça velha para que as pessoas possam depositar na estrutura do animal todos os males de que se querem ver livres. Este ano a Câmara também lançou um desafio aos artesãos da cidade para fazerem vários galos que posteriormente serão apresentados numa exposição. O vereador da cultura diz que o galo pode ser um ícone da cidade.
Um outro desafio foi lançado aos restaurantes do concelho. Com o objectivo de valorizar a carne da vaca jarmelista, 36 restaurantes vão confeccionar vários pratos gastronómicos nos dias de carnaval.