Já foi adjudicada a empresa que vai implementar o projeto de nova geração “Guarda Cidade Led”, o investimento é reembolsável e é de quase 3,3 Milhões de euros

O contrato já foi publicado no “Portal Base” e prevê a substituição de todas as luminárias da via pública da cidade por tecnologia LED, que são cerca de 6 mil. Este é projeto Smart City e já a pensar nas alterações climáticas, e foi denominado “Guarda Cidade Led”. Sérgio Costa, Vice-Presidente da autarquia da Guarda lembrou à Rádio F,  que este era um dos compromissos da atual maioria que governa a município. O investimento é de quase 3,3 milhões de euros e vai ser reembolsável ao longo de 12 anos. Sérgio Costa explica que o pagamento é feito, em função da poupança gerada na fatura energética. O Vice-Presidente da Câmara da Guarda estima que com a tecnologia led nas luminárias públicas, a fatura energética desça cerca de um terço, do valor atual que o município paga.

Com este projeto “Guarda Cidade Led” vai possível voltar a ligar algumas luminárias que foram desligadas durante a noite, mas Sérgio Costa destaca a importância da redução do consumo de energia, desde logo um projeto a pensar no ambiente e nas alterações climáticas. O projeto “Guarda Cidade Led” teve que ter o aval do Tribunal de Contas, tendo em conta o montante elevado do investimento. Sérgio Costa diz que esta medida vai abranger toda a cidade da Guarda. (ouvir aqui)