Era algo que já seria esperado, atendendo que o contrato para este PEM2 estava definido como sazonal pelo INEM. O Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Egitanienses, Carlos Gonçalves lembra que atualmente existem dois Postos Emergência Médica (PEM) ativos do INEM nesta cooperação, um deles, conhecido como 4×4, foi recentemente equipado com uma nova ambulância.
Atualmente e depois de o términus deste protoloco sazonal ter cessado, os Bombeiros da Guarda ficam com 2 postos INEM, o PEM1 e o PEM 4×4, Carlos Gonçalves garante que o socorro à população do concelho nunca estará em causa.
O Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Egitanienses, também referiu à Rádio F, que a verba para a aquisição de uma nova viatura INEM já foi desbloqueada e brevemente o Posto 1 (PEM1) terá uma nova ambulância que vai substituir a atual, que já conta com 10 anos de idade e muitos problemas mecânicos.
A Aquisição desta nova ambulância que vai ficar no Posto de Emergência Médica 1, acarreta custos também para a Associação Humanitária, o INEM financia 50 mil euros, a cooperação investe cerca de 12 mil. Para breve, diz Carlos Gonçalves, o protocolo deve ser assinado numa cerimónia nacional onde estarão as várias cooperações do país que vão ser contempladas com novas Ambulâncias. (ouvir aqui)