“GuardaFolia – Aqui Há Galo” é a proposta da Câmara da Guarda para o Carnaval, com um conjunto de iniciativas que vão decorrer entre 26 de fevereiro e 4 de março.
O ponto alto continua a ser o Desfile e Julgamento do Galo, no dia 2 de Março e com um percurso que será idêntico ao de anos anteriores, entre Alameda de Santo André e a Praça Luís de Camões.
Este ano o cortejo é dedicado ao tema “A Revolta das Carroças” e conta com a participação de 31 grupos. O espetáculo do Julgamento do Galo retoma o formato original, conjugando as tradições vividas nas aldeias de Famalicão da Serra (Enterro do Entrudo) e de Pousade (Julgamento do Galo) com uma componente musical mais urbana. Já o desfile das escolas está marcado para o dia 28.
Para Sérgio Costa, presidente da Câmara da Guarda, a participação das freguesias e das associações nesta iniciativa está ao nível de anos anteriores.
Também para o dia 2 está agendada a Fun Run, que deverá percorrer várias artérias da cidade e que, tal como anos anteriores, vai juntar centenas de participantes.
A tradição também se cumpre à mesa e de 28 de fevereiro a 3 de março regressam as Tabernas do Entrudo, na Alameda de Santo André.
No cartaz há ainda o teatro comédia “Amigos da Treta” no Teatro Municipal da Guarda, no dia 26 de fevereiro, e a animação musical com Rosinha, o Baile de Máscaras, Tributo aos Queen e o Enterro do Entrudo, em Famalicão da Serra.
O presidente da Câmara da Guarda destaca as várias iniciativas do programa.
O Município pretende atrair visitantes à cidade mais alta e dinamizar o tecido económico do concelho, nomeadamente da hotelaria, restauração e pequeno comércio, acrescenta o autarca.
O investimento financeiro está entre os 150 e os 200 mil euros, um número idêntico ao de anos anteriores, adiantou ainda o presidente do Município.
