A GNR de Gouveia através do Núcleo de Investigação Criminal deteve no dia 12 de julho, dez homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 17 e 70 anos, por tráfico de estupefacientes em vários concelhos da Guarda. A investigação culminou com a realização de 13 buscas domiciliárias e 11 não domiciliárias, nos concelhos de Seia, Oliveira do Hospital e Arganil, os quais permitiram apreender:
- 292 plantas de cannabis;
- 32 quilos de liamba (equivalente a 12 800 doses);
- 410 doses de haxixe;
- 340 doses de pólen de haxixe;
- Dez estufas para cultivo de cannabis equipadas com sistemas de irrigação, iluminação/aquecimento e ventilação;
- Dez balanças de precisão digitais;
- Três caçadeiras calibre 12;
- Uma pistola de alarme;
- Várias munições, um carregador com munições da espingarda G3, um metro de cordão detonante;
- Duas armas brancas;
- Cinco viaturas ligeiras;
- Cinco computadores portáteis, entre outros.
Na operação estiveram envolvidos 83 militares da Guarda Nacional Republicana pertencentes às diversas valências dos Comandos Territoriais da Guarda, Viseu, Castelo Branco e Coimbra.
Em declarações à Rádio F, o Capitão Batista, comandante do destacamento da GNR de Gouveia referiu, que a investigação começou em setembro de 2015 e culminou com as detenções e apreensões na noite do dia 12, e prolongaram-se pela madrugada do dia 13.
Os detidos já foram presentes às autoridades judiciais, tendo sido decretado a um dele a medida mais gravosa de prisão preventiva, aos restantes foram aplicadas as medidas de coação de apresentações periódica às autoridades e termo de identidade e residência.
As investigações ainda vão continuar, o processo encontra-se em segredo de justiça.