Durante a cerimónia, que decorreu no edifício dos Paços do Concelho, foi lembrado papel do antigo primeiro-ministro na vida política, no jornalismo e no empreendedorismo, bem como a importância da família no sector empresarial do concelho.
Após a distinção, Francisco Pinto Balsemão disse aos jornalistas que se sentia emocionado com o gesto do Município. Antes da homenagem, Francisco Pinto Balsemão inaugurou a exposição dos 50 anos do Expresso, que está patente na Praça Velha e percorreu as ruas do centro urbano, onde recordou momentos da juventude passada na Guarda. Quanto ao futuro da Guarda, o líder do grupo Impresa, considera que a cidade está maior mas tem de se afirmar mais.
Já o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, reforçou que esta homenagem é mais do que justa, tendo em vista o percurso de Francisco Pinto Balsemão em várias áreas. Questionado se com esta homenagem podem surgir outras oportunidades, o autarca respondeu que há sempre fechaduras que podem ser abertas. Já quanto à exposição dos 50 anos do Jornal Expresso, que está patente na Praça Velha, Sérgio Costa referiu que estão lá recordadas notícias que marcaram o país.
