Começaram ontem e prolongam-se hoje as Jornadas de Educação organizadas pelos agrupamentos de escolas Afonso de Albuquerque, da Guarda e de Trancoso.
Sob o mote “Pensar a Educação fora da Caixa”, esta iniciativa pretende junto da comunidade escolar debater os novos desafios que o sector da educação enfrenta especialmente em territórios de baixa densidade.
Na sessão solene de abertura, o director do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, José Carvalho sublinhou que as Jornadas são já uma referência a nível regional. José Carvalho destacou esta e outras parcerias que vão ser realizadas entre os dois agrupamentos de escolas.
Um sentimento que foi também comungado por Armando Neves, director do Agrupamento de Escolas de Trancoso. Aquele responsável realçou que a função mais nobre da escola é garantir o futuro e que não há futuro sem educação.
Já o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, sublinhou o trabalho realizado pelo Município no sector da educação, com especial enfoque na carta educativa do concelho que vai permitir fixar mais jovens na região. Sérgio Costa não esqueceu o ensino superior tendo recordado com a criação de duas novas residências para estudantes na cidade.
Numa mensagem ao secretário de estado da Administração e Inovação Educativa, que também marcou presença na inauguração das Jornadas, Sérgio Costa aproveitou para recordar que as verbas que os municípios investem na educação não se fazem reflectir nos apoios financeiros vindos do estado central.
Também Amílcar Salvador, presidente da Câmara de Trancoso, reivindicou mais apoios dos fundos europeus para fazer mais obras neste sector. O autarca salientou a importância das Jornadas da Educação no desenvolvimento dos jovens e frisou que a equidade tem de ser uma peça chave neste sector.
No final, o secretário de estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Dantas da Cunha foi parco em palavras. Numa curta declaração, o governante apenas parabenizou os dois agrupamentos pela iniciativa.