No distrito da Guarda, as vias que estão a merecer especial atenção por parte dos militares são a A23, A25, IP2, IP5 e outras estradas nacionais que passem por localidades.
O objectivo passa por combater a criminalidade e intensificar o patrulhamento rodoviário nas vias de maior tráfego durante este período, de forma a garantir as festividades e as deslocações em segurança, em todo o território nacional, como refere o tenente-coronel Campos Marques, oficial de comunicação e relações públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda.
A GNR deixa alguns conselhos às pessoas que, nesta altura do ano, se vão ausentar da sua moradia habitual. Deve evitar deixar portas ou janelas abertas e, se for o caso, deixar o alarme devidamente ligado. Por outro lado, não deixar escritos ou sinais na porta, nas janelas ou na caixa de correio que indiquem a sua ausência.
Para quem vai seguir viagem, o descanso antes e durante o percurso é fundamental. Deve ainda adequar o tipo de condução às condições do tempo.
Durante a operação, a GNR vai estar atenta a comportamentos de risco, nomeadamente o excesso de velocidade, manobras perigosas, a utilização indevida do telemóvel, à incorrecta ou à não utilização do cinto de segurança e condução sob o efeito do álcool.
