Está concluído o processo de escolha dos treze coordenadores dos centros de saúde das Unidades Funcionais da ULS da Guarda. Este processo agora é feito através de concurso, substituindo o modelo anterior, que era de nomeação direta por parte do Conselho de Administração. Fátima Lima, diretora Clínica para os cuidados de saúde primários da ULS da Guarda diz que, por imposição da lei, os candidatos ao lugar de coordenação dos centros de saúde são agora sujeitos a uma entrevista e avaliação curricular.
A médica Fátima Lima considera que a nomeação através de entrevista e avaliação curricular torna o processo mais transparente.
Dos 13 centros de saúde da ULS da Guarda, só dois acabaram por ter mais do que um candidato ao lugar de coordenador, aconteceu na Guarda e no centro de saúde de Fornos de Algodres, que têm agora novos coordenadores.
A autonomia destes coordenadores são alargadas, mas há situações que devem ser reportadas ao Conselho de Administração da ULS da Guarda, como refere Fátima Lima.


