Devido ao elevado número de pessoas infectadas por Covid-19, o Município de Gouveia procedeu à activação do plano municipal de emergência de protecção civil e determinação da situação de alerta de âmbito municipal até às 23H59 do dia 9 de Janeiro.
Neste sentido foi cancelada a realização das fogueiras natalícias em todas as freguesias do concelho e de todos os eventos que possam promover o aglomerado de pessoas na via pública.
Relativamente às feiras e mercados, a Câmara recomenda o reforço das medidas de mitigação do vírus, nomeadamente através do reforço das medidas de higienização, bem como a obrigatoriedade do uso da máscara no recinto do evento e distanciamento social possível.
Já nos estabelecimentos de restauração, bebidas e diversão nocturna, não deverá ser permitido o alargamento do horário de funcionamento, podendo, em função do desenvolvimento da evolução da pandemia, o horário de funcionamento destes estabelecimentos vir a ser reduzido.
O presidente da Câmara de Gouveia, Luís Tadeu justifica esta medida com o número elevado de pessoas infectadas por Covid-19 naquele concelho. O autarca reforça que a queima do madeiro de natal vai ser cancelada em todas as freguesias, bem como todos os eventos que promovam a aglomeração de pessoas. As actividades de Natal que a Câmara tinha em agenda também foram canceladas, como adianta o autarca de Gouveia. Luís Tadeu pede ainda para que evitem os tradicionais jantares de grupos que se realizam tradicionalmente nesta altura do ano.