Cemitérios sob a gestão da autarquia da Guarda vão estar abertos, mas com uma série de regras a cumprir

Devido à situação de calamidade declarada no seguimento da Pandemia por COVID -19, na época dos Santos e Finados que se aproxima, a Câmara da Guarda definiu uma série de regras a cumprir no acesso aos cemitérios municipais.

Assim, entre amanhã e Segunda-feira ambos têm permanência no espaço limitada a 30 minutos.

No Cemitério Velho, o horário de funcionamento será alargado até às 20 horas e o limite será de 20 pessoas por talhão e no Novo, mantém-se o horário até às 17H30, e o limite será de 16 pessoas. O uso de máscara é obrigatório, assim como o distanciamento de 2 metros entre pessoas, assim como a higienização das mãos. As medidas de segurança foram anunciadas pelo presidente da Câmara, Carlos Chaves Monteiro, na reunião do executivo desta semana.

O autarca acrescentou ainda que as entradas vão ser controladas, tal como acontece também no caso dos mercados quinzenais. Carlos Chaves Monteiro admite que este modelo adoptado pela Câmara possa também ser usado pelas freguesias rurais, cujos cemitérios estão sob a alçada das juntas. O presidente da Câmara da Guarda entende que esta foi a melhor solução para evitar o encerramento dos cemitérios.