Foi no papel de deputada municipal, que a também governante, anunciou novidades sobre o Porto Seco e necessidade de acelerar outros projetos estruturantes para a Guarda, como a ferrovia e a 2ª fase de requalificação do Hospital da Guarda. Outro anúncio da deputada do PS foi o investimento de 4,5 Milhões de Euros para o parque industrial da Guarda, algo que Ana Mendes Godinho já tinha partilhado com o autarca da cidade mais alta. Ana Mendes Godinho anunciou ainda a intenção de sedear na Guarda, um Centro de Competências dedicado à economia é à inovação.
Ana Mendes Godinho na sua primeira intervenção enquanto deputada municipal, onde aliás tomou posse nesta mesma sessão, também deixou um recado politico. «É tempo de deixar guerrinhas internas» e os guardenses saberão avaliar daqui a 4 anos, «aqueles que andaram a carpir à procura de culpas e os que andaram a empenhar-se para que a Guarda seja bem-sucedida».
Na resposta, o Presidente da câmara da Guarda, Sérgio Costa, destacou o Porto Seco e não escondeu que têm havido conversações no sentido de efetivar este projeto para a cidade. Já no que diz respeito ao investimento anunciado para o Parque Industrial, o autarca referiu que têm havido conversações com o Governo nos últimos 2 meses sobre este e outros projetos para a Guarda.