Álvaro Amaro reforçou que, se for reeleito nas próximas autárquicas, o Município vai investir 2 milhões e 500 mil euros para fazer a variante entre a rotunda Ti jaquina e a VICEG com ligação ao bairro da Luz e à Senhora dos Remédios e que, mais tarde, em colaboração com a Estradas de Portugal se faça também uma nova ligação ao bairro da Sequeira.
O candidato falava na apresentação da lista que o acompanha à Câmara, à Assembleia Municipal e dos vários presidentes de juntas de freguesias, com destaque para Armindo Maia e Lúcio Valente, que surgem como independentes mas que tem fortes ligações ao PS, partido pelos quais foram eleitos presidentes das juntas de Mizarela e Vila Cortez do Mondego, respectivamente.
Quanto à lista para a Câmara Municipal não há muitas alterações nos primeiros 7 lugares. Carlos Chaves Monteiro, continua como número 2, Lucília Monteiro é uma das novidades e aparece no 3º lugar e depois registam-se as continuidades de Sérgio Costa, Vítor Amaral e Cecília Amaro. O presidente do IPG, Constantino Rei é o sétimo da lista.
Álvaro Amaro falou quase uma hora e referiu alguns projectos que pretende concretizar, entre os quais a ligação da antiga rotunda da Ti Jaquina à VICEG e um novo acesso à Sequeira. Requalificar a praça velha, nomeadamente o piso, é outro objectivo para o próximo mandato. Durante o mandato que está prestes a terminar, a Câmara da Guarda inaugurou várias rotundas e, se for eleito, Álvaro Amaro prometeu requalificar [citação] «a rotunda do penso», frente à Alameda de Santo André.
Quanto ao facto da lista integrar vários independentes, Álvaro Amaro reconheceu que o acompanham pessoas de direita, do centro e de esquerda e deu como exemplo o candidato à junta de Vila Cortez do Mondego.
Em relação às listas de há 4 anos, Carvalho Rodrigues foi rendido por Cidália Valbom na Assembleia Municipal e Ana Isabel Batista, que era vereadora, do CDS, dá o lugar a Lucília Monteiro. O presidente da Câmara da Guarda e candidato não esqueceu os nomes de quem deixou de fazer parte da candidatura.
Após as intervenções, a Rádio F falou com a professora Lucília Monteiro, que acaba por ser a principal novidade na lista à Câmara Municipal. A candidata foi parca em palavras mas acabou por explicar as razões que a levaram a aceitar este desafio. Na lista para a Câmara não há grandes mudanças e para a Assembleia Municipal já se sabia que Cidália Valbom, seria a número um.