Alberto Carvalho e Alexandre Amaro, dois jovens da Guarda, vão representar Portugal na fase mundial do “Global Management Challenge”

Alberto Carvalho e Alexandre Amaro, dois jovens da Guarda, mas que estudam na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade do Porto, respectivamente, fazem parte da equipa IT Sector/Abaa, que venceu a edição deste ano do Global Management Challenge e vão agora representar Portugal na fase mundial. Da equipa faz ainda parte Beatriz Silva, aluna da Universidade do Porto.

Na fase final nacional estiveram seis equipas universitárias e duas de quadros, que tiveram um dia para tomarem cinco decisões sobre a vida de uma empresa e provar o seu valor na área da gestão.

Participaram na prova 320 equipas, mas apenas oito, das quais seis de estudantes e duas de quadros, chegaram à última etapa e a vitória foi alcançada pela equipa onde estão os dois guardenses e uma colega de Barcelos.

Numa entrevista à Rádio F, Alexandre Amaro, chefe de equipa e estudante de engenharia mecânica, explicou o trabalho que foi feito nos últimos meses e que culminou neste primeiro lugar.

Esta equipa já tinha participado na edição do ano passado e ficou em 6º lugar. Este ano, estes três jovens voltaram a reunir e o objectivo era mesmo chegar à final e ganhar, como explica, Alberto Carvalho, que frequenta o curso de gestão na Universidade Nova, de Lisboa.

A edição deste ano, devido à pandemia, foi on-line. Um formato que acabou por não surpreender a equipa mas que acaba sempre por ser diferente, como refere Alberto Carvalho.

O primeiro lugar na fase nacional é um orgulho enorme para a equipa, como acrescenta Alberto Carvalho.

Agora segue-se a final mundial e as expectativas são as melhores mas Alexandre Amaro espera mais concorrência, porque reconhece que os adversários de outros países vão aumentar as dificuldades. Alexandre Amaro recorda que Portugal não vence esta final há muitos anos mas garante que a equipa vai dar o melhor. Se a final for presencial, as dificuldades aumentam.