Os suspeitos seguiam juntos numa viatura, onde o condutor demonstrou não estar na posse das suas faculdades plenas para conduzir, tendo por isso sido abordado pelos agentes que se encontravam em patrulhamento de visibilidade.
No momento de proceder à fiscalização dos documentos do condutor e da viatura, os polícias visualizaram uma espingarda no banco traseiro, pelo que de imediato foram adoptados os procedimentos adequados para uma abordagem de alto risco.
Já com apoio policial no local e os suspeitos fora da viatura, foi possível apurar que a arma, sem qualquer registo se encontrava fora da bolsa de transporte, sem cadeado e pronta a disparar com dois cartuchos no interior, tendo a mesma sido apreendida juntamente com as munições ao passageiro da viatura, que incorreu no crime de desobediência qualificada, vindo a ser detido, como explica o comissário Jorge Faustino, comandante da esquadra de fiscalização e intervenção da PSP da Guarda. Os indivíduos foram detidos. O condutor apresentou uma taxa de álcool superior a 1,20 por g/l. A viatura foi apreendida por ter sido utilizada na prática de um crime.
O outro homem seria o detentor da arma e recusou-se a fazer o teste de alcoolemia, como refere o comissário, Jorge Faustino. Os dois homens não ofereceram resistência quando foram abordados pela PSP mas não colaboraram com as autoridades policiais. A PSP da Guarda deteve dois homens, de 49 e 34 anos, por condução sob o efeito do álcool e posse de arma proibida.