A sala da Assembleia Municipal da Guarda recebeu, esta semana, uma reunião técnica do CISE – Centro de Investigação em Sistemas Electromecatrónicos, que tem como parceiros a autarquia da Guarda e o Estrela Geopark.
O projecto da Promoção da proteção e preservação da biodiversidade reduzindo a poluição luminosa foi um dos temas em cima da mesa. António Marques Cardoso, director do CISE, explicou que a iluminação led nas vias públicas tem impacto negativo, ao nível da poluição, na fauna e na flora. Por isso deverá ser utilizada mas de uma forma inteligente. Para justificar as conclusões desta investigação vão ser colocados dois demonstradores no concelho da Guarda. Um no polis e o outro em Valhelhas ou Videmonte.
O objectivo é demonstrar os efeitos da iluminação led na cidade e no meio rural. António Marques Cardoso defende um processo de iluminação inteligente, ou seja, que as luzes apenas fiquem ligadas quando for necessário e consoante a ocupação da via pública. Este projecto será implementado a três anos e é suportado financeiramente pela Fundação La Caixa e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.