A GNR, entre os dias 16 de Janeiro e 30 de Abril, realizou várias acções de fiscalização relacionadas com animais de companhia e bem-estar animal, no distrito da Guarda.
Os militares fiscalizaram 512 animais de companhia, tendo sido detectadas 130 contra-ordenações, destacando-se, 37 infracções por falta de registo no SIAC – Sistema de Informação de Animais de Companhia; 29 infracções por falta de vacina antirrábica e 28 infracções por falta de trela ou açaime.
Foram ainda detectados três crimes de maus-tratos a animais de companhia, sendo constituídos arguidos dois homens, de 37 e 89 anos.
A acção contou com o empenhamento de todo o efectivo do Comando, em especial os elementos da estrutura do Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente.
