Na sequência de diversas operações especiais de prevenção criminal, decorreram ações direcionadas à fiscalização rodoviária com o objetivo de prevenir a atividade criminosa e garantir a segurança pública. Na operação estiveram envolvidos militares das várias valências da Guarda, Territorial, Investigação Criminal e Cinotécnica, que efetuaram abordagens a diversas viaturas, culminando na detenção de 25 suspeitos, 19 por tráfico de estupefacientes, quatro por condução sob influência de álcool, um por posse de armas proibidas e um por desobediência qualificada.
Foram ainda elaborados 34 autos de contraordenação para a Comissão da Dissuasão da Toxicodependência, como dá conta o tenente-coronel, João Marques, oficial de comunicação e relações públicas da GNR da Guarda. No decorrer da operação foi ainda apreendido, entre outro material, quatro balanças de precisão, 160 euros em monetário; 230 doses de haxixe; 310 doses de liamba; 367 doses de cocaína; 80 doses de MDMA; 381 doses de cetamina; 103, gramas de cogumelos alucinogénios; 15 cogumelos alucinogénios; Nove doses de anfetaminas; 50 selos de LSD; 24 comprimidos de ecstasy e 40 frascos com haxixe.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial da Guarda e de Seia, como acrescenta o oficial da GNR. O tenente-coronel, João Marques sublinhou que o objetivo destas ações passam por fortalecer o sentimento de segurança das populações e combater o crime.