A distinção foi atribuída durante a V Gala dos Enfermeiros, realizada em Viseu com a organização da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros. O prémio reflecte a resiliência destes profissionais de saúde num território onde a resposta é um pilar importante na comunidade daquele concelho. À Rádio F, Nélia Faria, Enfermeira Diretora da ULS da Guarda, mostrou-se agradada com esta distinção de uma entidade externa, como é o caso da Ordem dos Enfermeiros, mas diz que não se mostrou surpreendida, uma vez que é do conhecimento público o valor dos profissionais daquele Centro de Saúde. Nélia Faria lembra as dificuldades de contexto territorial que os profissionais de saúde se deparam no dia à dia naquele concelho. De forma geral são cerca de 18 enfermeiro que que trabalham no Centro de Saúde do Sabugal, que inclui a UCSP, a UCC e o Serviço de Atendimento Permanente.


