O tema foi levado pela oposição e no período a antes da ordem dia, foram tecidas críticas essencialmente pelo fecho da unidade de ensino. A vereadora do PS, Adelaide Campos entende que a decisão do encerramento da escola foi tomada de forma pouco segura e consistente, num processo feito muito à pressa.

Já o vereador do PSD, Chaves Monteiro não compreende como é que o autor de o estudo defende agora o encerramento da escola de São Miguel, quando há quatro anos atrás tinha outro entendimento. Chaves Monteiro só vê uma justificação para esta mudança de opinião por parte do técnico que elaborou a Carta Educativa, afirmando que se trata de uma imposição política. O vereador social democrata até reconhece que o documento em causa está bem elaborado, só peca por propor o encerramento da escola de São Miguel.  

Recorde-se que a carta educativa foi aprovada por larga maioria na Assembleia Municipal Guarda, Chaves Monteiro entende o facto como «vícios da democracia». Confrontado com estas declarações o presidente da câmara da Guarda, Sérgio Costa lamenta as «falsidades» que Chaves Monteiro disse aos jornalistas, e relembrou todo o processo que levou à aprovação da Carta Educativa, sublinhado que ele próprio mudou de opinião em alguns aspetos quando lhe foram apresentados os resultados do estudo técnico. Sérgio Costa acusa os vereadores do PSD de querem politizar e pessoalizar este assunto e deixa entender que Chaves Monteiro é antagónico às regras democráticas. O autarca volta a frisar que o documento em causa foi amplamente discutido e aprovado nos órgãos da câmara. Sérgio Costa refuta por completo que o autor do estudo tenha sido alvo de qualquer imposição politica. O presidente da câmara da Guarda acrescentou que o Ministério da Educação já aprovou a carta educativa, aguardando-se agora a ordem de encerramento da escola.

O website da Rádio F utiliza cookies para melhorar e personalizar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar está a consentir a utilização de cookies mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close