Há mais tempo ali existiu a igreja de Santa Maria do Mercado e até um cemitério. Agora o edifício está devoluto e a Câmara aprovou a compra do imóvel. Quanto ao futuro, o presidente do Município, Sérgio Costa disse apenas que será um equipamento para dar mais vida ao centro e que, em breve, apresentará o projecto à cidade.
O vereador do PS, Luís Couto votou favoravelmente esta proposta mas fez alguns reparos. O socialista justificou que se o futuro do edifício passar por um novo equipamento para a cidade merece a aprovação do Partido Socialista. Luís Couto alertou ainda o executivo para ter em atenção em que estado se encontra o edifício e verificar se é possível implementar ali o tal projecto que Sérgio Costa não desvendou. O vereador socialista recordou que a Câmara já tem vários edifícios no centro e que ainda nada se concretizou.
Já os vereadores do PSD abstiveram-se neste ponto da ordem de trabalhos da reunião do executivo desta semana. Carlos Chaves Monteiro justificou que Sérgio Costa não anunciou que tipo de equipamento quer implementar naquele edifício e acusou o presidente da Câmara por não dar seguimento a outros projectos que foram do anterior executivo. Para Carlos Chaves Monteiro o executivo navega sem rumo, acrescentando que a compra e a requalificação da antiga garagem terá um custo elevado para a autarquia. O social-democrata enumerou alguns edifícios que a Câmara adquiriu no seu mandato mas relembra que sempre anunciou a finalidade.
Confrontado com estas declarações, Sérgio Costa referiu que a postura dos vereadores do PSD já é habitual e que ainda não esqueceram os resultados das autárquicas do ano passado. Quanto ao facto de ali serem encontradas ossadas ou outro tipo de vestígios do passado, Sérgio Costa não se mostra preocupado e considera que até seria benéfico.