A Associação Património.Guarda, que estuda, divulga e salvaguarda o Património Cultural e Ambiental da cidade, marcou presença na reunião do executivo desta semana para pedir ao presidente do Município que não avance com a ideia de destruir a Casa da Legião ou o Solar dos Costa. Trata-se de um edifício que está em ruínas, frente à porta principal da Sé e que a Associação defende ser muito antigo e que deveria ser preservado, como referiu Quelhas Gaspar, da Associação Património.Guarda, que explicou as razões da participação na reunião de Câmara.
Quelhas Gaspar reforça que há vestígios que poderá ter havido uma casa anterior à que está atualmente em ruínas. A Associação defende que o Solar dos Costa foi construído poucos anos depois da conclusão da Sé.
Recorde-se que a Câmara avançou com um projeto para aquela zona da cidade que previa a destruição do edifício, mas, já após essa decisão e fruto de vários pedidos, aceitou fazer um estudo sobre o imóvel. Quelhas Gaspar diz que a Associação está disponível para fazer parte da equipa que está a avaliar a história da conhecida Casa da Legião.
Quelhas Gaspar considera que a Casa devia ser reabilitada e acolher uma função pública e que seja uma atracção para quem visita a cidade.


