Este evento aconteceu no dia 26 de maio no auditório dos serviços centrais do Politécnico Guarda e enquadrou-se no ato comemorativo do 60º aniversário entre os povos para a conquista da liberdade na mão dos colonizadores (25 de maio). Teve como principais objetivos ligar ainda mais a comunidade académica do Politécnico à Guarda numa interação cultural de cada país representado. Luís Cunha, vice-presidente da Associação de Estudantes PALOP da Guarda, realça a importância da celebração do dia da África, garantindo assim que todos os estudantes dos PALOP tenham essa oportunidade mesmo estando longe. Luís Cunha revela que a maior dificuldade sentida entre os alunos na Guarda é a falta de alojamento, mas o problema tem sido mitigado em virtude de vários apoios. Apesar de alguns progressos, Luís Cunha sente que para um melhor bem-estar entre todos, falta criar uma competência intercultural de modo a perceber melhor os problemas de cada um. Luís Cunha reconhece o esforço das entidades que ajudam os estudantes PALOP na Guarda, mas sublinha que ainda há um longo caminho a percorrer. A associação de estudantes dos PALOP do Politécnico da Guarda assinalou o dia de África.


