A Associação de Basquetebol da Guarda diz que não há meios financeiros para cumprir a orientação de realização de testes regulares à COVID

A Associação de Basquetebol da Guarda considera que a Direcção Geral da Saúde deve alterar a actualização das orientações da norma 36/2020, emitida no passado 31 de Março. A DGS defende que a retoma dos campeonatos de formação só será possível se os clubes fizerem testes regulares. Uma medida que as associações estão a contestar porque não há meios financeiros para esse encargo.

Em declarações à Rádio F, o presidente da Associação de Basquetebol da Guarda, Tiago Nascimento diz que tem de haver alterações para bem do futuro dos clubes. Haver competições dos escalões de formação após o dia 19 de Abril é quase impossível, até pelos gastos que estão associados à organização de uma competição. A Associação de Basquetebol da Guarda pretende, no entanto, continuar a desenvolver várias actividades. Tiago Nascimento recorda que os campeonatos dos escalões de formação nem chegaram a começar mas a Associação lançou várias actividades dentro do que era possível organizar. Durante o confinamento, a Associação de Basquetebol da Guarda promoveu vídeo-conferências e outras iniciativas. Tiago Nascimento diz que todas as actividades tiveram um feed-back positivo por parte dos treinadores e atletas. O presidente da Associação de Basquetebol da Guarda acrescenta que a pandemia também teve reflexos na modalidade, ao nível das inscrições.

O presidente da Associação de Basquetebol da Guarda, Tiago Nascimento a falar um pouco das actividades que estão ser feitas em período de confinamento. Em relação às competições regulares para os escalões de formação só deverão regressar na próxima temporada.