Numa iniciativa da Pró Raia (Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte) em colaboração com o Município do Sabugal, a aldeia histórica de Vila do Touro foi a localidade escolhida para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se celebrou na passada Quinta-feira. O momento contou com várias actividades medievais, nomeadamente uma visita ao Acampamento Civil e Militar, visita guiada ao castelo, recriação histórica na Rua Pedro Alvito, repasto templário, projecção de um filme e uma palestra na Capela de Nossa Senhora do Mercado.
A coordenadora da Associação Pró Raia, Gina Jorge referiu que Vila do Touro tem um legado cultural e a presença dos templários e que este é um projecto de cooperação interterritorial entre várias associações congéneres de outros territórios, que visa relembrar atribuições de foral, como é o caso de Vila do Touro.
Gina Jorge destacou também as várias actividades desenvolvidas ao longo do dia e reforçou que a opção por Vila do Touro esteve relacionada com a existência de Templários no território e porque o projecto da Associação tem o nome de “Templários e Cavalaria Medieval.
Já o presidente da Junta de Freguesia de Vila do Touro, Joaquim Cabral realçou que a aldeia histórica passa a fazer parte da Rota dos Templários graças a um património histórico que é preciso divulgar.