As localidades de Almeida, Miuzela do Côa e Amoreira (concelho de Almeida) recebem, a partir de hoje e até Terça-feira, o Portugal “O” Meeting. A prova, que é considerada o maior evento desportivo de orientação, deverá reunir cerca de 1200 atletas de 32 países e, de acordo, com fonte do Município de Almeida, o alojamento está lotado não só naquele concelho como nas vilas e cidades limítrofes e até em casas particulares.
O evento é organizado pela Associação Desportiva do Mondego da Figueira da Foz, em parceria com o Município de Almeida, a União de Freguesias de
Amoreira, Parada e Cabreira, a União de Freguesias de Miuzela e Porto de Ovelha, a Federação Portuguesa de Orientação e a Federação Internacional de Orientação.
O presidente da Câmara de Almeida, António Machado referiu que o evento é mais uma oportunidade de potenciar o concelho e confessou que até está surpreendido com o elevado número de participantes, salientando que uma das últimas inscrições é de um atleta de Hong-Kong. A organização é da Associação Desportiva do Mondego da Figueira da Foz, mas o autarca sublinha que todas as freguesias já citadas estão envolvidas, uma vez que estão agendadas provas em vários pontos do concelho. O Município de Almeida também está envolvido, nomeadamente na logística do evento. António Machado referiu ainda que o concelho de Almeida vai ficar com boas infra-estruturas para a prática da modalidade, o que vai permitir que vários atletas procurem o território para treinos específicos.

