A prova, que é considerada o maior evento desportivo de orientação, foi apresentada no final de Outubro, em Almeida e deverá reunir cerca de 1200 atletas de 32 países.
O evento é organizado pela Associação Desportiva do Mondego da Figueira da Foz, em parceria com o Município de Almeida, a União de Freguesias de
Amoreira, Parada e Cabreira, a União de Freguesias de Miuzela e Porto de Ovelha, a Federação Portuguesa de Orientação e a Federação Internacional de Orientação.
O presidente da Câmara de Almeida, António Machado referiu que o evento é mais uma oportunidade de potenciar o concelho, explorando a relação entre o desporto e a natureza e acrescentou que o objectivo é que, no futuro, a prova seja uma referencia internacional. O autarca sublinhou ainda que o Portugal “O” Meeting é mais uma valia para dinamizar a economia local, nomeadamente ao nível do alojamento e restauração, não só do concelho de Almeida como de localidades vizinhas.
Já a presidente da Associação Desportiva do Mondego, Susana Mora, esclareceu que a prova de orientação contará com atletas de vários países, com 5 dias de
competição, composto por 7 etapas, duas delas pontuáveis para o “ranking” internacional e uma etapa de orientação de precisão para atletas de classe paralímpica com limitações motoras. Quanto à prova em si é destinado a várias faixas etárias e cada participante terá um “chip” no dedo e irá fazer um percurso definido no menor tempo possível. Aquela responsável prevê que o evento tenha um impacto na região superior a um milhão de euros, uma vez que os atletas terão a oportunidade de conhecer a região.