A jovem Bárbara Jaques está integrada num clube da Covilhã, isto porque na Guarda não há uma coletividade que acolha esta modalidade. Em Portugal os treinos e a competição passam pela Serra da Estrela ou por Lisboa ou também em Espanha em Madrid, locais onde existem simuladores de Esqui Alpino, como referiu a atleta em entrevista à Rádio F.
A praticante de esqui alpino revelou ainda, que sempre que surge a oportunidade a equipa desloca-se competir ou treina a vários pontos do país vizinho atendendo às dificuldades que encontram em Portugal.
Apesar dos seus 19 anos o palmarés da Bárbara Jacques já é invejável. Este ano sagrou-se campeã Nacional Sub 21 de Slalom e Vice Campeã geral absoluta, num total de 17 pódios. Bárbara Jacques já está a preparar a nova temporada que passará sobretudo pelo país vizinho. A atleta confessa que para além da condição física é preciso uma forte preparação mental.
Praticar esta modalidade tem custos elevados e Bárbara Jacques mostra-se ciente das dificuldades que o clube tem em apoiar financeiramente todos os atletas. A jovem afirma que os pais têm sido o seu principal suporte para continuar no Esqui alpino, mas nesta altura, procura outros apoios financeiros que lhe permitam evoluir na sua carreia desportiva.
Bárbara Jacques tem 19 anos, viveu e cresceu na Guarda é atleta nacional de esqui alpino e procura apoios para manter o percurso desportivo na nova temporada.


