Esta distinção foi atribuída pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com o prémio “Nunes Correa Verdades de Faria” que reconhece o trabalho exemplar na promoção de cuidados de saúde de proximidade, centrados na humanização do acompanhamento às pessoas mais velhas, refletindo dedicação, empatia e inovação na prática clínica. À Rádio F, a médica diz que este prémio é reconhecimento das boas praticas não só dela mas de toda equipa que integra, os colegas de Medicina Geral e Familiar e obviamente os utentes que acompanha.
Maria João Lopes é médica na USF Carolina Beatriz Ângelo, na Guarda, mas tem a seu cargo várias comunidades em freguesias rurais do concelho da Guarda, como é o caso dos polos Gonçalo, Vela e Benespera. A médica contou à Rádio F que fez a sua carreira formativa em Cascais mas é aqui se sente realizada profissionalmente.
Maria João Lopes diz que a atribuição deste prémio vem ainda dar-lhe mais força para trabalhar com este público alvo que é mais envelhecido e sofre de diversas patologias.


