A Guarda recebe, esta sexta-feira, a 4.ª Reunião de UAVC’s do Centro, um encontro científico dedicado à partilha de conhecimento e experiências na área do Acidente Vascular Cerebral. A iniciativa decorre numa unidade hoteleira da cidade, a partir das 9 horas, e reúne profissionais de saúde de diferentes instituições para debater a evolução do tratamento do AVC. A reunião pretende promover a atualização científica, a discussão multidisciplinar e a partilha de boas práticas entre profissionais envolvidos na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, como refere o médico João Correia, diretor do Serviço de Medicina Interna na ULS da Guarda.
Entre os participantes e oradores encontram-se profissionais de instituições de várias regiões do país, incluindo Guarda, Coimbra, Viseu, Aveiro, Leiria, Covilhã, Castelo Branco e Figueira da Foz. Esta reunião acontece de 2 em 2 anos e, desta vez, será a Guarda a acolher esta iniciativa. Um dos objetivos deste grupo que vau reunir na cidade é, no futuro, acreditar as unidades de AVC a nível internacional, adianta o médico João Correia.
O diretor do Serviço deu ainda conta de um avanço técnico. Na Guarda, a equipa da Unidade de AVC é composta por uma vasta equipa de profissionais. Depois há uma equipa em Coimbra, com neuroradiologistas, que fazem exames à distância.
A finalizar, o médico recordou que é fundamental ter em atenção alguns sinais que o doente de ACV pode evidenciar e chama e atenção para a sigla SAFE: Sorrir, Abraçar, Falar e Emergência.

