Os vereadores do PSD e do PS na Câmara da Guarda estão ao lado da maioria que governa no município, na questão da candidatura da Guarda a capital portuguesa da Cultura em 2028. O assunto foi abordado na reunião do executivo desta semana. O tema será alvo de uma apresentação ainda esta semana, mas o presidente da autarquia, Sérgio Costa, já abordou o assunto, tendo referido que se trata de um projeto estratégico que pretende afirmar a Guarda através da cultura.
O edil acrescentou que espera contar com o apoio de todos os municípios do distrito, bem como com as regiões que ficam do lado de lá da fronteira.
A oposição coloca-se ao lado da maioria, mas o vereador do PSD, João Prata lembrou que a sugestão da candidatura também partiu dos vereadores social democratas. João Prata acrescentou que a Câmara deveria aproveitar aspetos positivos da anterior candidatura da Guarda a capital europeia da cultura. O vereador do PSD criticou o presidente do Município por este, por vezes, não respeitar o que foi feito no passado.
Do lado do PS, o vereador António Monteirinho, apoia a candidatura mas lamentou a falta de infraestruturas existentes, nomeadamente um pavilhão multiusos. O socialista deixou ainda a sugestão do Município apresentar uma candidatura ibérica relacionada com o património cultural.
Acerca destas declarações, o presidente da Câmara, Sérgio Costa, referiu que o foco é a candidatura a capital portuguesa da cultura. O autarca rejeitou que a cidade tenha falta de bons equipamentos, mas reconheceu que o pavilhão multiusos é uma ambição de muitas décadas.


