A cidade de Trancoso prepara-se para acolher a XXII Feira do Fumeiro dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira, que decorrerá nos dias 27 e 28 de fevereiro, 1, 7 e 8 de março de 2026. O certame, organizado numa parceria entre o Município de Trancoso e a AENEBEIRA (Associação Empresarial do Nordeste da Beira), apresenta este ano um conceito renovado que procura fundir os melhores sabores regionais com a cultura do fado.
Segundo o Presidente da Câmara, Daniel Joana, esta evolução é necessária para que o evento se adapte às aspirações de produtores, comerciantes e visitantes, sublinhando que o objetivo central continua a ser a promoção dos produtos endógenos, como o fumeiro, o queijo e o vinho.
Uma das grandes novidades desta edição é a aposta em experiências imersivas. Os visitantes poderão participar em oficinas práticas de fabrico de enchidos e de queijo, permitindo-lhes experimentar saberes e práticas ancestrais do território. A vertente cultural será reforçada com espetáculos temáticos de fado, para além da gastronomia ligada ao fumeiro servida em restaurantes do concelho
Pela primeira vez, a feira contará com a participação oficial de dois municípios convidados da Região das Beiras e Serra da Estrela: Fornos de Algodres, no primeiro fim de semana, e Manteigas, no segundo. Estes municípios terão a oportunidade de divulgar os seus produtos e potencialidades turísticas em Trancoso.
Daniel Joana destacou ainda a importância estratégica do evento no calendário regional, uma vez que coincide com as festas da Amendoeira em Flor em Vila Nova de Foz Côa e Figueira de Castelo Rodrigo. Uma coincidência que permite potenciar a dinâmica de visitantes na região, gerando um «grande impacto a nível económico, social e cultural» para o concelho de Trancoso.


