A Colónia Agrícola Martim Rei, no concelho do Sabugal, foi o local escolhido para a apresentação da Gala da Castanha, que vai decorrer na Alfândega do Porto, no dia 30 de Novembro.
O evento, organizado pela REFCAST – Associação Portuguesa das Castanha, vai reunir produtores, empresários, artesãos, gastrónomos, investigadores e demais interessados.
Um dos objectivos da Gala passa por valorizar um sector com elevado impacto económico, cultural e gastronómico, como refere Carlos Ramos, responsável pela REFCAST.
Apresentar o evento no Sabugal está relacionado com o reconhecimento que a REFCAST tem em relação ao trabalho desenvolvido no concelho sobre esta temática.
Carlos Ramos salienta também que há prémios para os melhores trabalhos em torno da castanha.
Já Sílvia Nabais, vice-presidente da Câmara do Sabugal, destaca a visibilidade e as potencialidades da castanha e dos produtores do concelho que vão estar na Gala. A Câmara do Sabugal tem referenciados mais de 100 produtores de castanha no concelho. Quanto à qualidade e quantidade pode variar de ano para ano, acrescenta Sílvia Nabais.


