Este relatório recente analisou o desempenho das 39 ULS existentes em território nacional, com base em quatro critérios principais, e em dois deles, Governação e Liderança e Autonomia e Contratualização foi considerada a melhor do país. Um resultado que agradou à Presidente do Conselho de Administração da ULS da Guarda, Rita Figueiredo. Estes resultados reforçam a posição da ULS da Guarda como referência nacional em boas práticas e gestão eficiente na rede de cuidados de saúde primários, sublinhou a administradora hospitalar.
Rita Figueiredo salientou o empenho que a ULS da Guarda tem feito para ter uma boa cobertura de Médicos de Família em toda a sua área de abrangência, apesar de reconhecer algumas lacunas em parte do território.
Sobre a posição alcançada no estudo nacional da Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar, à Rádio F, Bruno Morrão, diretor clínico para os cuidados de saúde primários explicou os paramentos que foram analisados e a forma como o estudo foi realizado. Um resultado que também deixou agradado Bruno Morrão.


