A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda está a reforçar a sua aposta na investigação clínica, posicionando o Hospital Sousa Martins como um centro de inovação científica. Através do Serviço de Pneumologia, a instituição tem participado em ensaios clínicos avançados (fases 3 e 4) e programas de acesso precoce a medicamentos que prometem revolucionar o tratamento de doenças respiratórias.
O grande destaque recente é a introdução de um tratamento biológico inovador para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). Pela primeira vez, estão a ser utilizados anticorpos monoclonais para esta patologia específica, algo que não era habitual anteriormente, referiu em entrevista à Rádio F, Luís Ferreira, Diretor do serviço de Pneumologia da ULS da Guarda.
De acordo com o pneumologista este tratamento funciona como um potente anti-inflamatório que bloqueia os recetores da inflamação, apresentando resultados promissores em doentes selecionados através de critérios muito rigorosos. Para Luís Ferreira, a criação de uma unidade de investigação e de um gabinete de ensaios clínicos na ULS da Guarda foi essencial para fomentar uma cultura científica e disciplinar as atividades no hospital. Além de elevar a qualidade dos serviços prestados, a investigação traz outros benefícios institucionais. Muitos ensaios são patrocinados pela indústria farmacêutica, gerando verbas que a ULS pode reinvestir em formação e melhorias no serviço, sublinhou o médico.


