A Força Especial de Proteção Civil instalou em Trancoso, uma máquina de rastos que servirá para a formação de operacionais e para trabalhos de prevenção estrutural no concelho.
O Município de Trancoso passará a acolher, num dos seus armazéns municipais, uma máquina de rastos da Força Especial de Proteção Civil. Segundo o presidente da Câmara Municipal, Daniel Joana, esta iniciativa surge após o concelho ter sido “assolado por incêndios de grande dimensão e grande intensidade” no verão passado, o que levou a Proteção Civil a solicitar um espaço para sediar o equipamento em estado de prontidão.
A utilização da máquina terá duas finalidades principais durante o período de inverno. A primeira foca-se na formação dos operacionais da Autoridade Nacional da Proteção Civil para manobrarem o equipamento e para abertura de acessos e limpeza de caminhos permitindo um combate mais eficaz e seguro nos incêndios de verão.
Embora esteja sediada em Trancoso, a máquina de rastos poderá ser mobilizada para qualquer ponto do território onde se verifique necessidade.


