A localidade de Valhelhas encontra-se sob aviso devido a averiguações em curso sobre a qualidade da água da rede pública de abastecimento. A suspeita de uma possível contaminação na origem surgiu após a deteção de um odor anormal na captação de água durante ações de manutenção técnica no reservatório.
Embora tenham sido solicitadas análises microbiológicas urgentes, os resultados laboratoriais que confirmem a natureza ou a origem do problema ainda não estão disponíveis. Como medida de extrema precaução, a APAL-SIM recomenda que a água da rede não seja utilizada para consumo humano, especificamente para beber ou cozinhar, até que a sua segurança seja formalmente confirmada por via laboratorial.
Para garantir o abastecimento e mitigar o impacto junto da população, foram ativadas as seguintes medidas de emergência:
O reservatório local está a ser abastecido com o apoio dos Bombeiros Voluntários. Está em curso a construção de uma ligação provisória à rede da Carapita, de modo a fornecer água a partir da Zona de Abastecimento do Caldeirão.
A APAL-SIM já entregou 100 garrafões de água à Junta de Freguesia para apoio direto aos residentes, estando previsto o reforço deste stock sempre que necessário.
Como forma de compensação pelos transtornos causados, a entidade gestora anunciou que a água referente ao mês de janeiro não será cobrada aos clientes de Valhelhas. Os munícipes que pretendam obter esclarecimentos adicionais podem contactar os serviços através do número de telefone 271 143 450.


