O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Guarda e o Comando da Guardia Civil de Salamanca realizaram uma operação conjunta, na área de descanso da localidade espanhola de Valdecarpinteros. Esta acção teve como principal objetivo o controlo do tráfico internacional de armas entre Portugal e Espanha e o reforço da segurança na zona fronteiriça, como explicou o comissário, Jorge Faustino, da PSP da Guarda.
Para esta operação, que envolveu mais de 30 polícias, foi mobilizado um dispositivo multidisciplinar composto por polícias de diferentes especialidades dos dois países. A PSP da Guarda esteve representada com agentes do Núcleo de Armas e Explosivos e da Esquadra de Trânsito.
O comissário Jorge Faustino acrescentou que estas operações são benéficas não só porque permitem o trabalho em conjunto, mas também pela partilha de informação e policiamento de proximidade. Desta acção conjunta, realizada em solo espanhol, foram registados vários autos de contra ordenação relacionados com armas, posse de estupefacientes e infrações rodoviárias e foram apreendidas três facas e uma quantidade de produto estupefaciente, como refere o comissário, Jorge Faustino.


