Pedro Fonseca é o novo presidente da Federação do Partido Socialista da Guarda. O candidato obteve 704 votos, enquanto Alexandre Lote conseguiu 562. Na urna entraram ainda 6 votos brancos e 4 nulos, num total de 1276 votantes.
O novo líder entrou na sede por volta das 11 da noite e à sua espera tinha alguns militantes históricos, casos de Joaquim Valente, Eduardo Brito, António Saraiva e António Carlos Santos. Em conferência de imprensa, Pedro Fonseca expressou o desejo de dialogar com os restantes candidatos neste ato eleitoral. Pedro Fonseca é vereador do PS na Câmara da Guarda e foi agora eleito presidente da Federação do Partido Socialista. Dois cargos que podem trazer elementos positivos numa relação mútua, como reconhece o vencedor do ato eleitoral.
Confrontado com o facto de ser militante do partido há relativamente pouco tempo, Pedro Fonseca diz que os estatutos são claros e que tinha todas as condições para se candidatar. Na 2ª volta, o novo líder socialista do distrito também venceu em Celorico da Beira. Um resultado que pode ter feito toda a diferença. Pedro Fonseca diz que o principal objetivo sempre foi convencer os militantes e que nunca fechou as portas a outras moções políticas.
No dia de ontem, foi publicado no facebook que a lista liderada por Pedro Fonseca estaria a pagar as cotas dos militantes com verbas das eleições autárquicas. O candidato respondeu através das redes sociais que iria fazer queixa deste post anónimo mas, ontem, após a contagem dos votos, desvalorizou o assunto, acrescentando que a campanha decorreu com elevação.


