O evento é organizado pelo Município de Pinhel, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior e tem como um dos objectivos valorizar os 20 concelhos dos distritos da Guarda e de Castelo Branco onde são produzidos os vinhos.
Para o presidente da Câmara de Pinhel, Rui Ventura, que está em final de mandato, este é um certame que vale a pena continuar a ser organizado nos próximos anos. O autarca acrescentou que o evento é já uma marca sólida na região, realçando ainda o aumento das vendas, dos produtores e a qualidade dos vinhos. O certame deverá contar com perto de 60 expositores de vinhos e de sabores, mas as inscrições ainda estão abertas.
Durante o evento haverá provas comentadas, degustações, produtos regionais, seminários, showcooking, área de restauração e animação musical, concurso de vinhos e uma prova desportiva adiantou o presidente da Câmara de Pinhel. Rui Ventura acrescentou que os eventos relacionados com vinhos no distrito acabam por se complementar.
Já para o presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, Rodolfo Queirós, o evento marca a região e tem um papel importante na afirmação dos vinhos da Beira Interior.
A apresentação do evento teve lugar na adega Lúcia & Américo Ferraz, localizada na aldeia de Vale Flor, concelho de Meda.


