Foi apresentada, em conferência de imprensa, a Fase Final Nacional do Gira Volei que, este ano, vai decorrer na Guarda, nos dias 31 de Maio e 1 de Junho.
O evento desportivo deverá contar com cerca de mil atletas oriundos de todo o país. Trata-se de uma ambição antiga que agora se concretiza, referiu Nuno Lemos, presidente da Associação de Voleibol da Guarda.
A vontade da Associação esbarrava quase sempre na questão do alojamento, uma vez que, no caso deste ano, são necessárias mil camas para receber o evento. Uma questão que foi ultrapassada. Já as refeições, cerca de 3 mil, são da responsabilidade do Município, adiantou Nuno Lemos. O presidente da Associação de Voleibol espera que a Guarda possa receber a Final nos próximos anos, mas reforça que tem de haver apoio da autarquia da Guarda.
Presente na conferência de imprensa, o vereador responsável pelo pelouro do desporto na Câmara da Guarda, Rui Melo, sublinhou que o Município abraçou, desde o primeiro momento, a realização da Fase Final.
Rui Melo lançou um apelo para que o comércio, nomeadamente a restauração, possa estar aberto ao público, uma vez que vão estar na cidade cerca de 5 mil pessoas, ligadas a esta iniciativa.
O vereador do Município da Guarda recordou que, no mesmo fim-de-semana, o Parque Urbano do Rio Diz vai receber o “Guarda Ativamente” que, no ano passado, foi visitado por dez mil pessoas.
Já Leonel Salgueiro, diretor técnico da Federação de Voleibol, salientou que o evento desportivo vai ser na Guarda devido a vários factores, entre os quais a dinâmica da Associação e, por outro lado, as condições únicas do Parque Urbano. Questionado sobre a possibilidade da cidade continuar a receber a iniciativa nos próximos anos, Leonel Salgueiro respondeu que têm de estar reunidas várias vontades.
