O evento, que decorre entre os dias 20 e 22 de fevereiro aproxima-se rapidamente da marca de meio século de existência, é descrito pelo Presidente da Câmara de Celorico da Beira, como um momento vital para a afirmação da história e do produto mais representativo do concelho, o queijo da Serra da Estrela. Para Carlos Ascensão, o certame é, acima de tudo, uma forma de homenagear, promover e valorizar o trabalho dos pastores e das queijeiras, cujos saberes ancestrais e sacrifício dão origem a um produto de qualidade exceciona. A Inauguração Oficial terá lugar na sexta-feira, dia 20, às 10:30, com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais.
Na música os grandes cabeças de cartaz são os Resistência (sexta-feira) e Nuno Ribeiro (sábado). O programa inclui ainda atuações de Sete Saias, Smells Like 90’s, 4 Mens e diversos DJs como Kura e Sayless.
Estão previstas oficinas de fabrico artesanal de queijo, degustações de queijo vinho e outros produtos endógenos do concelho, com diversos expositores O evento funciona como um motor de economia circular, beneficiando a restauração, a hotelaria e o comércio local através do fluxo de visitantes que cresce a cada ano.


