Cerca de 40 alunos do Agrupamento de Escolas de Trancoso participaram recentemente em experiências profissionais na Guarda. O projeto “Co(m)Texto e Realidade” promove uma aproximação direta entre o ambiente escolar e o mundo laboral, permitindo que os jovens participem em trocas ricas com profissionais de diversas áreas.
De acordo com a psicóloga Nair Fernandes, este projeto está a ser desenvolvido há seis anos consecutivos e abrange alunos do 7.º ao 10.º ano. A iniciativa permite que os estudantes sejam inseridos no mercado de trabalho durante um dia para compreenderem a realidade das profissões que mais lhes despertam interesse.
A psicóloga Vanessa Brás reforça que o objetivo central é proporcionar um conhecimento aprofundado da realidade do mercado de trabalho. Através desta aproximação, os alunos conseguem clarificar e explorar as funções e o dia a dia de diversas profissões.
Um dos exemplos práticos desta edição ocorreu na Rádio F, onde três alunos, o António, o Afonso e o João Pedro, tiveram a oportunidade de vivenciar o quotidiano da comunicação social. Esta foi apenas uma das várias experiências enriquecedoras que permitiram o contacto direto com o mundo laboral.


