Trata-se de uma Feira Medieval que recria experiências vivenciadas no reinado de D. Afonso IV – O Bravo, que ascendeu ao trono de Portugal em 1325. Esta recriação histórica decorre em Sortelha e a dimensão da mesma, já ultrapassa fronteiras nacionais, com a vinda de muitos espanhóis a esta feira, disse o presidente da Câmara do Sabugal, Vítor Proença.
O evento acontece a rigor com a recriação histórica, mercado medieval, acampamento militar, ofícios e vivências, cetraria e animais da quinta, ritmos medievais, animação infantil, artes circenses, torneios de armas a pé e a cavalo, jogos medievais e animação, sublinhou o autarca.
Vítor Proença diz que são esperadas milhares de pessoas durante estes três dias em Sortelha, até porque as condições climatérica serão favoráveis.
Tal como já tem acontecido em edições anteriores, o município disponibiliza transporte de forma gratuita entre a cidade do Sabugal e Sortelha. Uma forma de evitar a massificação de viaturas nesta aldeia histórica daquele concelho.
